A sanitização de áreas limpas e ambientes controlados na indústria farmacêutica é essencial na rotina de Boas Práticas de Fabricação e para a qualidade do produto - especialmente em se tratando de estéreis. A área de Controle de Qualidade e/ou de Garantia de Qualidade da indústria deve, portanto, criar, validar e aprovar um programa para a sanitização dos ambientes classificados.
A RDC n° 17 (atual °658) determina que é necessária a realização de monitoramento da área regularmente para detectar o surgimento de microrganismos resistentes aos sanitizantes.
Além de atender à necessidade detectada de acordo com a microbiota da área em que será usado, é recomendável que o sanitizante atenda a alguns critérios. Para assessoria e definição dos seus Processos, entre em contato conosco.
Referência: Revista SBCC da Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação.
#highlab #salalimpa #cleanroom #cleanroomproducts #injetaveis #saúde #esterilização #farmacia #vacina #farmaceutica #CQ #farma #health #industriafarmaceutica #estéreis #biologicos #bihazard #farmaceutico #biossegurança #cosméticos #industriaalimenticia #controledequalidade #HVAC