Mistura em sua forma mais simples é a combinação de dois ou mais materiais para produzir um composto homogêneo. Estes materiais podem ser qualquer combinação de particulados (mistura sólido-sólido) ou particulados com líquidos (mistura sólido-líquido).
Um dos métodos mais comuns e amplamente utilizado é a Mistura por Tombamento. Onde, como o nome já fala, através do movimento de rotação, as partículas no interior de um recipiente vão “tombando” umas em cima das outras e em determinado tempo atingem a homogeneização completa.
Os principais equipamentos utilizados para este processo, são:
- Misturador em formato “V”;
- Misturador em formato “Y”;
- Misturador em formato “Cônico”;
- Misturador em formato “Duplo Cônico”;
- Misturador tipo “Bin Blender”.
Assim como qualquer outro equipamento instalado em uma estrutura de produção, a definição das especificações técnicas é de extrema importância para a operação adequada. Qualquer desvio pode acarretar em ciclos de mistura mais demorados ou incompletos, processos de limpeza ineficientes, problemas ergonômicos aos operadores, entre outros.
#salalimpa #industria #industriadealimentos #industriafarmaceutica #cosméticos #suplementos #misturador #binblender #processosunitários #farmacia