Em primeiro lugar, devem ser definidos os materiais usados na planta – vidro, inox, epóxi, teflon ou outros – e que serão sanitizados.
Uma amostra desse material deve ser contaminada com as cepas padrão de micro-organismos citadas na farmacopeia para o teste de Promoção de Crescimento. Em seguida, o plaqueamento com meio de cultura (normalmente Ágar de Soja e Triticaseína) para a contagem dos micro-organismos.
O sanitizante é aplicado no material e deve ser deixado para agir na superfície pelo tempo a ser desafiado na validação. Depois, é feita nova amostragem em outra placa de meio de cultura (com agente inibidor do sanitizante) para então verificar a redução de micro-organismos alcançada. Só após esse processo é possível verificar se os sanitizantes estão aprovados para esse uso específico.
Referência: Revista SBCC.
#highlab #salalimpa #cleanroom #sanitização #health #cosméticos #farmacia #biossegurança #biologicos #injetaveis #farma #vacina #estéreis #esterilização #CQ #farmaceutico #industriafarmaceutica #CSB #autoclave #controledequalidade #GQ #HVAC #nutraceuticos #micro #microbiologia #manipulação #manipulaçãoasséptica #fluxolaminar #biocontido