Entre salas de diferentes classes ou obedecendo a "cascata de pressão" necessária entre salas adjacentes, as diferenças de pressão entre uma e outra devem ser de, no mínimo, 5 Pa até 20 ~ 30 Pa, dependendo do tipo do ambiente e do produto desejado.
A pressão positiva de uma Sala Limpa garante que o fluxo de ar não flua de volta, ou seja, não retorne de um ambiente mais contaminado e coloque em risco a qualidade e segurança do produto.
Sempre que as portas são abertas, será esse fluxo de ar positivo que impedirá a entrada do ar "menos limpo". Por este motivo se utilizam barreiras físicas para diminuir a corrente de ar, reduzindo o volume deste dentro da sala. Neste caso, são as conhecidas: Antecâmaras e Pass-throughs (caixas de passgem).
No projeto das Salas já é definido qual a pressão de cada uma. Para monitorar e assegurar que estas pressões estão corretas no dia a dia, são utilizados os Manômetros para a medição constante do Diferencial de Pressão, que compara a pressão da sala com um ponto de referência de valor conhecido.
Esse monitoramento deve ser realizado diariamente e qualquer desvio pode sinalizar problemas no sistema de tratamento de ar (HVAC). Por isso, procure profissionais comprometidos, desde o início do seu projeto.
#highlab #salalimpa #cleanroom #HVAC #pressaodiferencial #engenhariafarmaceutica #farma #farmacia #farmaceutico #estereis #sterile #injetaveis #injectable #iso14644 #envaseasseptico