Quando se fala em manipulação de microrganismos (células, vírus, bactérias, etc), independente da finalidade, deve-se levar em consideração o Risco Biológico do mesmo, considerando três principais parâmetros: pessoas, ambiente interno e ambiente externo.
Da definição: “Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou controle de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.”
É a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações que envolvem: comportamento alinhado e padronizado das pessoas, além de condições estruturais (físicas) do laboratório.
Características que mais uma vez obedecem normas internacionais e são criteriosamente fiscalizados pelos órgãos responsáveis, à exemplo da ANVISA e do MAPA, no Brasil.
Afinal, ninguém quer ter um acidente sanitário não é mesmo?! Já bastam estas pandemias. E a função destes laboratórios é exatamente combater as mesmas, através da #inovação e da #ciência.
#biologicos #biohazard #biossegurança #vacina #CSB #farma #bio #farmaceutico #industriafarmaceutica #cosméticos #beauty #botox #vacina #virus #recombinantes #vírusinativado #inativaçãoviral #cultivocelular #biocell #cell #barreirasanitária